A moda italiana do café suspenso

Coffee Italy

Ele foi inserido na cidade de Veneza em 1570. Hoje, 90% das famílias italianas bebem café. Apesar do povo finlandês liderar o ranking dos mais assíduos consumidores de café no mundo, na Itália, existe uma cafeteria para cada 490 pessoas. A segunda mercadoria mais importante desse sistema solar conquistou todos os espaços na terra da pizza. Pela manhã, após o almoço, entre amigos, em uma bancada qualquer. Uma boa ideia pensada a partir do sucesso do cafezinho, disseminou a mais nova moda europeia.

Gentil, com um bom aroma e para todos os públicos.

De Nápoles, na Itália, o New York Times conta sobre uma tradição local, originada durante a Segunda Guerra Mundial: o café suspenso. Ainda pouco comum em solo brasileiro, o hábito europeu consiste apenas em deixar um café pago para um desconhecido que não tem condições de custeá-lo. A gentileza serve principalmente idosos, imigrantes e ciganos. Em muitos restaurantes e cafeterias, se o interesse do cliente é saborear um e pagar dois, o recibo do segundo café é colado na entrada do estabelecimento para que outras pessoas o peguem e retirem uma xícara.

Afinal, a bebida mais popular do mundo merece ser degustada por todos.

Incentivados pelo ato de solidariedade, outros lugares experimentaram o mesmo esquema com pizzas e sanduíches. Deu certo! Recentemente, uma livraria também adotou a ideia generosa e encorajou clientes a deixarem um livro para leitores com dificuldades financeiras.

Afinal, cultura também merece ser degustada por todos.

Anúncios

Um comentário sobre “A moda italiana do café suspenso

  1. Pingback: Agridoce: todo o charme da Cidade Baixa em um só lugar | Mariana Fritsch

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s