O melhor xis do mundo fica em Ibirubá

Xis do Ferreira, Ibirubá, RS. O melhor xis do mundo

De todas as minhas saudades da pequena cidade com pouco mais de vinte mil habitantes, a maior delas é feita com molho, maionese, tomate, alface, hambúrguer, ovo e queijo. Tudo prensado entre duas fatias de pão. Embora eu sinta falta de outras coisas mais valiosas que o xis salada mais famoso de Ibirubá — acho até que da região —, hoje já é possível ter família e amigos à distância, graças às geniosidades de Martin Cooper, Jan Koum, Mark Zuckerberg, Tim Berners-Lee, e por aí vai.

As primeiras palavras desse texto só não farão sentido quando um drone pousar no Menino Deus trazendo um xis do Ferreira.

— A gente já enviou xis para Porto Alegre por ônibus — conta Cezar Ferreira, depois de eu já ter aprendido a lidar com os quilômetros que me separam do melhor xis do mundo.

Durante a nossa conversa, o idealizador e proprietário do Ferreira Lanches confirmou que essa carência de xis não condiz apenas com a minha realidade. É comum pais comprarem xis para levar para os filhos quando vão visitá-los em outras cidades. Mas também existem jovens ibirubenses que levam xis congelado para comer onde nem Burger King e McDonald’s saciam o desejo de um bom fast-food.

— O recomendado não é congelar, mas, nesse caso, a culpa não é nossa, né? — indaga Felipe Ferreira, de 27 anos, que há 15 anos ajuda o pai no estabelecimento.

O primeiro xis foi vendido em um trailer onde duas mesas de aço, publicitando marca de cerveja, eram cobertas por uma lona branca. Desde 1986, o Ferreira Lanches mantém o ponto no mesmo endereço. Porém, o food truck mais conhecido em Ibirubá na década de 1980 ficou pequeno para tanta demanda. A necessidade de ampliação do número 1.045 na Rua General Osório vem crescendo a cada ano e, mesmo tendo passado por várias reformas durante as quase três décadas, os 108 m² ainda não conseguem acomodar tantos clientes.

— Quem quer comer o xis dá um jeito,  nem que precise esperar ficar pronto para levar e comer em casa, ou nem que precise esperar uma mesa livre — ressalta Felipe.

Uniformizados com camiseta preta de gola verde, cerca de 30 funcionários revezam horários durante os três turnos do dia. De acordo com o herdeiro do espaço, a contratação de pessoas varia conforme o clima, pois entre novembro e março a produção é maior. A venda de xis costuma cair em até 40% no inverno — período em que a preferência é pela tele-entrega —, mas nos primeiros e últimos meses do ano os números compensam. Quase mil unidades já chegaram a ser feitas em um único dia de verão.

Anos atrás, um homem bateu recorde ao comer, sozinho, cinco xis inteiros.

Os mais curiosos que se atrevem a pedir a receita do xis ficam descontentes com a resposta, ou a falta dela. Cezar acredita que a maionese caseira pode ser um dos motivos de tanta devoção. Mas ele afirma que a receita foi sendo aprimorada com tentativas, até adaptá-la ao gosto do público.

Inquieta — vício de jornalista — e fã do xis salada mais adorado da minha terra natal, entrei para o grupo de atrevidos na tentativa de, finalmente, ter a receita do sucesso em mãos. Mas Felipe insistiu em manter sigilo quando perguntei qual o segredo do xis:

— Ah, segredo é segredo…

Anúncios

28 comentários sobre “O melhor xis do mundo fica em Ibirubá

  1. Realmente toda a vez que volto pra Ibirubá vou comer Xis Beacon no Cesar é o melhor Xis que já comi e comento com o pessoal que não existe outro igual. Parabéns

    Curtir

  2. Eu acho que não, pq nunca foram para caxias do sul come xis, principalmente no papo lanches lá sim não existe melhor, e maior da 3 xis do Ferreira, reportagem comprada essa em.

    Curtir

  3. ´é de fato o melhor xis que eu ja comi. tu tens que vir aqui para o rj, teu xis nao tem igual, é muito bom mesmo, do rio grande ao rio de janeiro não tem pra ninguem,

    Curtido por 1 pessoa

  4. Primeiro, parabens ao amigo Cesar, vc merece, mas vamos la, quanto ao teu talento, é indiscutivel, ando bastante Brasil a fora, ja procurei e ja comi xis, em varios estados e com muito orgulho falo para todos, xis igual ao de ibirubá não existe, muito bom, e te digo, que saudade de comer um xis dos teus, principalmente daqueles tempo, quando tu comprou o trailer ao lado do super mercado jung,
    ,

    Curtido por 1 pessoa

  5. Ibirubá tem suas maravilhas. E uma das sete maravilhas de Ibirubá, com certeza é o XIS do Cezar! Não dizem que quem toma água do Pulador sempre volta? Pois é… mudamos o ditado: Quem prova do Xis do Cezar… sempre volta para Ibirubá!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Não achei nada de especial nesse xis, na verdade, achei bem comum. Obviamente parece ser o melhor de Ibirubá (nessa cidade não achei outro melhor), porém, em cidades como Santa Maria e/ou Porto Alegre é muito fácil encontrar melhores. Recomendo provar o do Paulo Lanches em Santa Maria.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Bela postagem. Sem dúvida alguma é o melhor xis que já desfrutei e desfruto. Moro em Ibirubá, e a propósito, estou ligando agora para pedir uma rodada para a galera aqui de casa…kkkkkk

    Curtido por 1 pessoa

  8. Nossa que orgulho, com certeza é o melhor XIS do mundo sim, moro em Lajeado, e sinto mta saudade do molho, maionese do Ferreira ..
    #Magnifico
    #Que Deus abençoe sempre, e sucesso cadadia mais !!!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Mariana,a história deste “xis” tão gostoso e famoso, em Ibirubá já deve ter seus 40 anos, ou quase..Começou com o Sr. Flávio G Lima, lembram do Cine Apollo, bons tempos, bem do ladinho do prédio, onde hj é a Capital 922 e a Pizzaria, naqueles tempos já se comia “esse” gostoso, antes ou depois da sessão do cinema ou na volta da aula…depois seu Roberto Birkhan continuou fazendo e cada vez melhor, já com aquele molho e maionese da casa, para depois se mudar para a General Osório e continuar e mais tarde os irmãos Ferreira continuaram, e cada vez mais melhoraram essa guloseima tão especial..Posso te afirmar q já experimentei “xis” em muitos e muitos lugares deste planeta, mas igual ao do Ferreira não tem! Pode falar com quem quiser, quem já comeu, vai dizer a mma coisa.Minhas filhas cresceram comendo de tempos em tempos esse “famoso” e meus netos agora já sabem o q é bom…

    Curtido por 1 pessoa

  10. Quando vou a Ibiruba não deixo de passar lá para comer esse xis incrível. E nem poderia pois meus filhos, que nasceram longe de Ibiruba, exigem que em toda visita aos avós, seja incluida uma ida ao Ferreira Lanches.

    Curtido por 1 pessoa

  11. Quando morava em Santa Maria e ia fazer treinamentos em Passo Fundo, passava no Ferreira “matar a vontade” , apresentar a amigos e levar um para a patroa (senão não entrava em casa no retorno, rsrsrs), Quando morei no MT, em viagem para Santa Maria, onde tinha empresa, esticava para ver os pais e… comer um xis não ficava fora. Hoje moro em Salvador, dependendo do tempo do vôo, ja estudei pedir para alguém que vem pra cá trazer. Mais uns dias vamos visitar a cidade natal, adivinha onde será o Primeiro Jantar ou lanche???? Acertou. Já procurei do sul a norte, do leste a oeste e em outros países, Xis como o do Cezar, não há nem próximo. Espera aí Cezar que estamos chegando, rsrs Quero com muito molho!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s