10 livros para ler antes de morrer, por Isa Vichi, idealizadora do canal literário Lido Lendo

“Olá, tudo bom? Eu sou a Isa e esse é o meu canal Lido Lendo. Sejam todos bem-vindos e espero que vocês gostem das dicas que eu vou passar.”

Em 29 de fevereiro de 2012, Isabella Vichi gravou um relato sobre a experiência de ler Misto-Quente, livro de Charles Bukowski. Com pouco mais de dez minutos, o primeiro dos 139 vídeos publicados na página até o momento resenha uma das obras favoritas da engenheira, dona de casa e amante de literatura. Por gostar de ler, criou um canal no Youtube a fim de compartilhar dicas sobre os inúmeros títulos que conhece. No entanto, Isa — como é conhecida por amigos, familiares e fãs — não imaginava que em pouco tempo a sua simpatia conquistaria tantos seguidores. Ou melhor: leitores, assim como ela.

Lido Lendo Isa Vichi

Com quase 18 mil inscritos, o espaço reúne “tudo sobre livros”, como a própria Isa conta na descrição do canal. “O que já li, o que vou ler, o que tenho LIDO e o que ando LENDO”, assim mesmo, em caixa alta, para enfatizar o por que da escolha do nome.

— No começo me surpreendi muito, pois nunca achei que o canal daria certo. Foi uma coisa sem pretensão e hoje é um canal consolidado — afirma, ao comentar sobre o retorno positivo e carinhoso das pessoas que a acompanham.

A profissão dos pais — ambos eram professores — foi um dos incentivos mais importantes que Isa teve quando criança. Estranho seria se ela não se apegasse às histórias morando em uma casa cheia de livros. Hoje, embora tenha mais de 400 obras em sua estante, ela conta que não lê tanto quanto gostaria em virtude da rotina de engenheira e dona de casa.

— Costumo dizer que não tenho rotina de leitura. O canal e os livros são meu hobby, além dos esportes. Portanto, aproveito ao máximo qualquer tempo livre. Eu trabalho quase 10 horas por dia e ainda cozinho, lavo e passo — brinca, sempre bem humorada.

A engenheira já chegou a ler seis livros em um mês — da mesma forma como já não conseguiu ler um se quer no mesmo período. No momento, Isa está viciada em literatura latino-americana e diz ser apaixonada pela russa. Fã de Javier Cercas, Isa acredita que ler é conhecer novos mundos e culturas, aprender, fugir da realidade e entender realidades diferentes da nossa.

Quando perguntei quais ela considera os “10 livros para ler antes de morrer”, antes da lista, foi feita uma observação:

— Olha só, essa pergunta não se faz, ok? (risos) É uma lista muito volátil! Hoje é uma coisa, amanhã pode ser outra… E eu também não lembro de tudo. Mas vamos lá…

1) A Revolução do Bichos – George Orwell

2) Detetives Selvagens – Roberto Bolaño

3) Shantaram – Gregory David Roberts

4) O dia em que Matei Meu Pai – Mario Sabino

5) Misto Quente – Bukowski

6) A Velocidade da Luz – Javier Cercas

7) Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios – Marçal Aquino

8) Guerra e Paz – Tolstoi

9) A Mão Esquerda da Escuridão – Ursula k Leguin

10) A Trilogia da Fundação – Isaac Asimov

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s