Tragédia em detalhes

Embora não tenha formação em Jornalismo, o carioca Ivan Sant’Anna fez uso de técnicas de apuração e de escrita literária como poucos profissionais da imprensa ao escrever sobre uma tragédia. Bateau Mouche: Uma tragédia brasileira traz à tona detalhes até então desconhecidos sobre o barco de turismo que naufragou no mar do Rio de Janeiro pouco antes da meia-noite da virada de 1988 para 1989. As investigações mostraram que o número de passageiros extrapolava o limite e que a ganância dos proprietários resultou em uma série impunidades responsáveis pela morte de mais de 50 pessoas, incluindo a atriz Yara Amaral.

Por meio de um árduo projeto de apuração, o autor do livro reconstruiu passo a passo o que aconteceu desde a entrada dos passageiros no Bateau Mouche ao resgate dos sobreviventes e a retirada dos corpos das vítimas. Sant’Anna contou, em mais de 150 páginas, uma tragédia da qual parecia ter presenciado pessoalmente, com diálogos que parecia ter ouvido e com a descrição de sensações que parecia ter experimentado.

O trabalho minucioso do escritor pode ser considerado uma obra de jornalismo literário tanto pela riqueza de detalhes quanto pelo relato de personagens chaves para o desfecho da história e para o entendimento do que, de fato, pôde ter causado o naufrágio.

Paralelamente às histórias contadas sobre o antes, o durante e o depois da tragédia, o autor usa dados históricos para relembrar acidentes parecidos, além de inventários com documentos esclarecedores sobre as diversas impunidades daquela noite — lotação, treinamento da tripulação, estrutura do barco — e sobre as condições climática, um dos fatores determinantes para o fim de Bateau Mouche.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s