5 filmes que todo corredor precisa assistir

Ouvi de um amigo que mais difícil que começar a correr é levantar da cama. Não nego que para muitos o segredo está na inspiração, seja a que vem de Solonei Rocha da Silva, do colega que veste camiseta de um grupo de corrida, da conhecida que fez da planilha a principal aliada na perda de peso ou da ficção. Não é pequena a lista de boas histórias que motivam corredores diariamente. Indico cinco filmes — os considerei imperdíveis! — para quem está precisando de um estímulo além da “timeline runnística” do Instagram.

Leia também:
Wine Run: a linda e difícil meia maratona do Vale dos Vinhedos
Corrida Insana: os 5K mais divertidos que já passaram por Porto Alegre

1. McFarland USA

Baseado em uma história real, o filme da Disney dirigido por Niki Caro emociona. Um professor de Educação Física quer transformar sete alunos em grandes atletas. Até aí, tudo bem, se não fosse pelo fato de que ele caiu de paraquedas no cross country — nem se quer chegou a correr a modalidade. Os alunos são de famílias de agricultores de baixa renda da Califórnia e têm como primeiro desafio lutar contra o preconceito.

 

2. Raça

O filme dirigido por Stephen Hopkins é baseado na história real de Jesse Owens, atleta que participou dos Jogos Olímpicos de Berlim em 1936, durante o regime nazista. Hitler, que esperava medalhas dos competidores da raça ariana, surpreendeu-se com o impressionante desempenho do americano negro.

 

3. 100 metros

Após ser diagnosticado com esclerose múltipla, um publicitário sedentário ouve que, em um ano, não conseguiria caminhar nem cem metros. Mas sua ambição o fez nadar, pedalar e correr. Com a ajuda do sogro, ele treina para um Ironman, a prova de triathlon mais desafiadora do mundo. A história de Ramón Arroyo foi o que inspirou o filme, que tem direção do espanhol Marcel Barrena.

 

4. Marathon

Também baseado em uma história real, “Marathon” conta a trajetória de um autista coreano que treina para correr uma maratona. É emocionante acompanhar os benefícios da corrida na luta contra o transtorno. O filme também gira em torno das dificuldades da rotina de uma criança com autismo.

5. Forrest Gump

Interpretado por Tom Hanks, Forrest Gump é um dos contadores de histórias do cinema mais queridos. No clássico filme que leva o seu nome, ele insere o expectador em um mundo otimista que parece funcionar melhor por conta de sua velocidade. O desenrolar do romance com Jenny protagoniza a trajetória de Forrest, e o talento do esportista ensina muito sobre força de vontade. Não espere aprender técnicas e conhecer treinos, mas permita-se viajar com Forrest. O longa de Robert Zemeckis ganhou o Oscar de Melhor Filme em 1995, além de outros cinco prêmios na mesma edição.

Anúncios

Um comentário sobre “5 filmes que todo corredor precisa assistir

  1. Pingback: Como a corrida me ajudou a ser uma pessoa melhor | Mariana Fritsch

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s