9 livros que todo corredor precisa ler

1. Nascido para Correr – Christopher McDougall

É o meu livro preferido sobre corrida. McDougall foge dos relatos corriqueiros sobre o esporte para falar sobre a tribo mexicana Tarahumara, dos “superatletas” que correm descalços. O autor transformou sua experiência convivendo com esse grupo em um relato divertido e inspirador. O livro nada tem a ver com um manual de como correr sem tênis, mas desperta a curiosidade sobre esse estilo de vida. Considero uma leitura indispensável.

2. Correr – Drauzio Varella

Drauzio Varella tinha mais de 50 anos quando concluiu sua primeira maratona. Depois, tornou-se um corredor obstinado pelos desafios do esporte e colocou a corrida de rua em sua rotina como compromisso diário. Se o médico oncologista, escritor, colunista e pesquisador consegue conciliar as diversas obrigações profissionais com um treinamento intenso, muitos sedentários também conseguem — não necessariamente se aventurar em provas de longas distâncias, é claro, mas começar saindo do sofá. Varella fala sobre os benefícios, os prazeres e as dificuldades do esporte com relatos interessantes sobre provas e treinos.

Leia mais:
5 filmes que todo corredor precisa assistir
Maratona de Berlim: sempre histórica
VÍDEO: 21km no Vale dos Vinhedos

3. Boston – A Mais Longa das Maratonas – Sérgio Xavier Filho

A de Boston tornou-se uma das principais maratonas do mundo (quem sabe a principal). Sérgio Xavier Filho, jornalista gaúcho e autor de outros bons livros sobre corrida (veja mais abaixo), reuniu nesta publicação a história da prova junto de seu relato em busca de uma “vaga” para participar da cobiçada maratona. Corre em Boston aquele que conquista um índice exigido conforme sua faixa etária. Depois de conseguir comprovar um tempo determinado, obtido com outra maratona, o autor corre a tão desejada prova de Boston e conta como foi.

4. Do Que Eu Falo Quando Eu Falo de Corrida – Haruki Murakami

Foi o primeiro livro de não-ficção de Murakami, um dos mais importantes romancista da atualidade. O relato é sobre como a corrida influenciou o seu trabalho como escritor, mas serve para qualquer profissional que tenha encontrado satisfação com o esporte.

5. 90 km – Nato Amaral

O primeiro latino-americano a completar 15 Comrades, a “mãe das ultramaratonas”, tem muito a contar sobre a preparação e os desafios da anual prova de 90 quilômetros realizada na África do Sul. Nato Amaral, brasileiro nomeado Embaixador da Comrades em 2008, reúne mais que relatos sobre suas participações na corrida. O autor dedica boa parte das páginas à história da prova, que nasceu como uma homenagem a soldados mortos na Primeira Guerra Mundial. Atletas recordistas da Comrades também são protagonistas deste livro.

6. Correria – Sérgio Xavier Filho

A publicação compila textos que Sérgio Xavier Filho escreveu no blog de mesmo nome. São crônicas inspiradoras, histórias divertidas e relatos interessantes para qualquer corredor.

7. Corredor – Um Estilo de Vida – Augusto Cruz

Leitura rápida e inspiradora para todo tipo de corredor, principalmente para os iniciantes. Advogado e professor, Augusto Cruz compartilha suas histórias para motivar e apresentar o universo da corrida aos que estão dando os primeiros passos no esporte. No entanto, os ensinamentos do autor valem para atletas amadores de todos os níveis.

8. Operação Portuga – Sérgio Xavier Filho

Três maratonistas amadores tentam bater o tempo de 2h43min50s, marca conquistada por Amílcar Lopes Júnior, o Portuga, em 2006, em Chicago. Mas o livro não se resume ao Desafio do Portuga, já que é necessário mais que apenas um treinamento específico para correr 42 quilômetros em menos de três horas. Sérgio Xavier Filho resgata outras histórias paralelas ao desafio. É surpreendente a determinação do trio para chegar ao objetivo.

9. Vidas Corridas – Sérgio Xavier Filho

É verdade que a corrida — principalmente quando se começa a treinar para longas distâncias — requer planejamento, mudança de rotina e muito foco. O que Sérgio Xavier Filho fez neste livro foi reunir trajetórias de nove grandes executivos para mostrar como eles conciliam treinos intensos e trabalho árduo. O esporte é um dos pontos em comum entre as histórias de sucesso dos personagens.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s