Quem escreve

Eu queria me tornar arquiteta. Cálculos me assustavam e desenhar a estrutura do jogo da velha era o que de melhor eu sabia fazer com um lápis na mão. Mas eu insistia, porque decorar ambientes ocupava a segunda posição na minha lista de coisas que gostaria de fazer profissionalmente. Escrever liderava o ranking.

Vai passar fome, disse a melhor amiga. Jornalismo é uma área difícil, argumentou minha mãe. Vai querer trabalhar mentindo?, indagou, muito infelizmente, o tio de um ex namorado na primeira vez que conversou comigo. Muitos tentaram me afastar daquilo que eu mais queria fazer com o discurso de “faça algo que lhe dê estabilidade financeira logo” — alguns até emendavam a parte do “status”. Ainda bem que uma da voz certeira, certo dia, me disse: “tu precisa escrever!”. Foi quando senti a segurança que faltava do resto do mundo para fechar a aba o curso de AutoCad e abrir o rascunho de um post.

O meu primeiro contato com o que chamo de “mundo jornalístico” foi em seis de setembro de 2011. Eu tinha 17 anos e pisava em uma redação pela primeira vez, como conselheira do extinto Caderno Vestibular, do jornal Zero Hora. Foi amor à primeira vista!

Estudante de Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social (Famecos) da PUCRS, passei por estágios em reportagem, assessoria de imprensa e mídias sociais até retornar para a redação que já tinha feito eu me sentir em casa quando eu era uma estudante de Ensino Médio. Sou assistente de conteúdo em ZH desde sete de abril de 2015 — Dia do Jornalista, inclusive!

Nada me fascina mais do que conhecer para depois contar histórias de pessoas e lugares. Acredito que a narrativa com um quê de literatura tem mais prestígio e dá ainda mais certo quando se une ao investigativo. Não vejo graça em casas sem livros e em cafés da manhã sem jornal. Meus outros vícios são redes sociais, vinho, pé na estrada e aquilo que Drauzio Varella já definiu como um antidepressivo poderoso: corrida. Também assisto muito filme (não tenho paciência para séries) e, no bom estilo amador, às vezes fotografo.

 

 

 

Esse blog é pessoal e independente.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Quem escreve

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s